A Biblioteca em Votorantim é um espaço de disseminação da informação, de democratização do conhecimento, de abertura do imaginário coletivo e individual e também um convite a mergulhar na profundeza dos sentidos. Venha você também participar dessa construção do saber!





sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Votorantim sedia aniversário da APA de Itupararanga com diversas atividades

Votorantim é a escolhida para sediar a comemoração do 13º aniversário da Área de Proteção Ambiental da represa de Itupararanga (APA), que acontecerá nesta sexta-feira (16). Para isto, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) junto com a Fundação Florestal, elaborou uma série de atividades que contam com exposições e oficinas realizadas simultaneamente para lembrar a data.
O objetivo do evento é divulgar a APA e promover a educação ambiental, a fim de envolver e mobilizar a comunidade da região a respeito da importância de preservar e cuidar da natureza.

O município foi escolhido por fazer parte do conselho gestor da APA. A Secretaria  de Meio Ambiente explica que algumas das funções realizadas dentro do conselho são as de participações em reuniões, preparo de pautas para discutir ações específicas em relação ao meio ambiente e decisões que deverão influenciar os planos diretores dos muicípios e o de manejo da APA.

Mais sete cidades participam do Conselho Gestor da APA. Elas foram selecionadas a partir da abrangência da área da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga.  São elas Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque e Vargem Grande Paulista.

APA – A Área de Proteção Ambiental foi criada através da lei estadual nº 11.579/02, que institui o sistema de unidades de conservação ambiental e visa os cuidados do meio ambiente como um todo. Dentro do conselho gestor da região, participam as secretarias de meio ambiente das cidades participantes, polícia ambiental e o corpo de bombeiros. A APA é uma categoria dentro da lei federal de número 9985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) a qual estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão destas unidades de conservação.

Todas as atividades acontecerão nesta sexta-feira (16) gratuitamente no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza (Praça Zeca Padeiro), na rua Boulevard Antônio Festa, s/n, Centro (ao lado da Prefeitura).
Programação 
9h00 – Abertura do evento
9h30- Apresentação da banda Sociedade Musical
10h30 – Apresentação da Comunidade do Tambor
11h45 – Academia da Dança de Ventre de Votorantim
12h00 – Horário destinado às oficinas
14h30 – Apresentação teatral e musical da escola EMEIEF Profª Célia Pieroni
14h15-14h30 – Apresentação de dança  hip hop do núcleo de break da Secretaria de Cultura de Votorantim
14h45 – Horário destinado às oficinas
16h00 – Apresentação da cantora Nágyla Ferreira

Exposições
Exposição ONG SOS Itupararanga sobre lixo eletrônico
Exposição institucional da APA – Itupararanga – Fundação Florestal
Exposição fotográfica sobre o histórico de construção de barragem de Itupararanga – Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim
Exposição de pesquisas da PUC – Sorocaba


Oficinas
Oficina de desenho da Secretaria de Cultura de Votorantim
Oficina de trilha interpretativa “Conhecendo o Rio Sorocaba” – Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim e UFSCar Sorocaba
Oficina de Educação Ambiental da Polícia Ambiental
Oficina de Educação Ambiental da PUC – Sorocaba
Oficina de Educação Ambiental da UFSCar Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário