A Biblioteca em Votorantim é um espaço de disseminação da informação, de democratização do conhecimento, de abertura do imaginário coletivo e individual e também um convite a mergulhar na profundeza dos sentidos. Venha você também participar dessa construção do saber!





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ferreira Gullar é o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2011

No dia 30 de novembro de 2011 aconteceu em São Paulo, o 53º Premio Jabuti. O poeta Ferreira Gullar, de 81 anos, foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2011, na categoria ficção, com o livro Em Alguma Parte Alguma, lançado pela editora José Olympio, do grupo Record, em 2010. Laurentino Gomes, autor de 1822, faturou o prêmio de não-ficção. Ambos, que aparecem na foto que segue, vão levar para casa R$ 30 mil.


Ferreira disse que o prêmio não é um incentivo para continuar a profissão: “O sentido da vida é outro. Quando a gente recebe um prêmio é, na verdade, o outro quem está dizendo que vale a pena continuar”, revelou.
O poeta teve como concorrentes Desgracida, de Dalton Trevisan (contos e crônicas), Ribamar, de José Castello (romance), Obax, de André Neves (infantil), e Antes de Virar Gigante e Outras Histórias, de Marina Colasanti (juvenil).
Veja lista completa dos ganhadores do 53º Jabuti:

Livro do ano de ficção -
“Em alguma parte alguma”, de Ferreira Gullar
Livro do ano de não-ficção - “1822″, de Laurentino Gomes
Categorias de ficção:
Romance -
“Ribamar”, de José Castello
Contos e Crônicas - “Desgracida”, de Dalton Trevisan
Poesia - “Em alguma parte alguma”, de Ferreira Gullar
Infantil -
“Obax”, de André Neves

Juvenil - “Antes de virar gigante e outras histórias”, Marina Colasanti
Categorias de não-ficção:
Teoria Crítica / Literária -
“Câmara Cascudo e Mário de Andrade – Cartas, 1924-1944”, de Marcos Antonio de Moraes (organizador)
Reportagem - 1822”, de Laurentino Gomes
Ciências Exatas - “Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais”, de Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr., Joan Lisa Bromberg (organizadores)
Tecnologia e Informática -
“Aprendizagem a distância”, de Fredric M. Litto

Economia, Administração e Negócios - “Multinacionais brasileiras: internacionalização, inovação e estratégia global”, de Moacir de Miranda Oliveira Junior e colaboradores
Direito - “Fundamentos constitucionais do direito ambiental brasileiro”, de Norma Sueli Padilha
Biografia - “O Teatro & Eu – Memórias”, de Sergio Britto
Ciências Naturais - “Bioetanol de cana-de-açúcar – P&D para produtividade e sustentabilidade”, de Luís Augusto Barbosa Cortez (coordenador)
Ciências da Saúde - “Atlas de endoscopia digestiva da SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva”, de Marcelo Averbach, Adriana Vaz Safatle Ribeiro, Agnelo Paulo Ferrari Junior, Ciro Garcia Montes, Flávio Hayato Ejima, Kleber Bianchetti de Faria e Marco Aurelio
Ciências Humanas - “Manejo do Mundo: conhecimentos e práticas dos povos indígenas do Rio Negro”, de Aloisio Cabalzar
Didático e Paradidático - “Coleção Pessoinhas”, de Ruth Rocha e Anna Flora
Educação - “Impactos da violência na escola: um diálogo com professores”, de Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci (organizadoras)
Psicologia e Psicanálise - “Coração… É emoção: a influência das emoções sobre o coração”, de Elias Knobel, Ana Lúcia Martins da Silva, Paola Bruno de Araújo Andreoli
Arquitetura e Urbanismo - “Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo – Grandes obras e urbanização VL 1, 2 e 3”, de Nestor Goulart Reis e Monica Silveira Brito (colaboração)
Fotografia - “Fotografia de Natureza: Teoria e Prática”, de Luiz Claudio Marigo
Comunicação - “Impresso no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros”, de Aníbal Bragança e Marcia Abreu (organizadores)
Artes - “Os Satyros”, de Germano Pereira e Aimar Labaki
Turismo e Hotelaria - “Hospitalidade – A inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços”, de Geraldo Castelli
Gastronomia - “Machado de Assis: Relíquias Culinárias”, de Rosa Belluzzo
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,ferreira-gullar-e-o-grande-vencedor-do-premio-jabuti-2011,805123,0.htm(2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário